O que já representou uma solução viária para o Litoral Sul no passado, hoje virou motivo de congestionamento diário, sobretudo no começo da noite, para os motoristas que trafegam no sentido Praia Grande - Litoral Sul. Estou falando do famoso viaduto da Curva do S, que liga a Via Expressa Sul à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
O fato é que, com o aumento do movimento em direção ao Litoral Sul, este viaduto acabou virando um gargalo no trânsito, que atrasa o retorno para casa de muita gente. O crescimento imobiliário de Praia Grande, inclusive no trecho entre a Vila Mirim e Solemar, se somou ao já conhecido fenômeno de adensamento populacional em Praia Grande. Ou seja, já acontece uma "hora do rush" em direção ao Litoral Sul, pois houve também uma migração da população regional para as cidades de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
O congestionamento ocorre porque os motoristas que vêm pela Via Expressa Sul, em duas pistas, em direção ao Litoral Sul, são obrigados a subir o viaduto, que tem apenas uma pista de acesso. Este afunilamento causa filas imensas todo final de tarde e começo de noite, sem falar nos finais de semana e feriados.
Estive no local semana passada e ouvi usuários da rodovia e policiais rodoviários, que me informaram que os congestionamentos também ocorrem no sentido inverso pela manhã, ou seja, afetando a vida de quem vem de Peruíbe para Praia Grande.
Diante disso, estou cobrando o Governo do Estado, que é responsável pela Rodovia Manoel da Nóbrega, para que resolva esta situação. É preciso fazer uma nova conexão entre a Via Expressa Sul e a rodovia que segue para o Litoral Sul e dali até a BR-116. O problema também afeta quem mora em Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.
Recordo, inclusive, que o governador chegou a gravar e postar um vídeo informando que construiria um novo viaduto na Curva do S.
E mais: no dia 26 de fevereiro de 2019, em uma reunião com técnicos da Secretaria de Logística e Transporte do Estado, o ex-prefeito Alberto Mourão pediu a construção de um novo viaduto na curva do S. Na ocasião, o ex-prefeito lembrou que o novo viaduto era necessário também tendo em vista a expectativa de concretização do antigo projeto do Aeroporto Andaraguá. Outro pedido foi a manutenção, pelo DER, das pistas marginais à Via Expressa Sul.
Então já está mais do que na hora de cobrarmos estas promessas. O que não pode acontecer é um viaduto que liga duas rodovias com pistas duplas ter apenas uma faixa de acesso e ser o causador de enormes congestionamentos todos os dias.