Conheça a trajetória
da Rosana Valle

Rosana Valle foi reeleita em 2022 como a deputada mais votada da Baixada Santista e Vale do Ribeira, com 216.437 votos, mais que o dobro conquistado na sua primeira votação, quando recebeu 106.100 votos. 

No primeiro mandato, trouxe mais de 500 milhões de reais em recursos para essas regiões. Entre os principais destaques do trabalho estão a reforma da Ponte dos Barreiros, na cidade de São Vicente, a implantação do Aeroporto Metropolitano do Guarujá, e a luta pela Ligação Seca Santos/Guarujá.

É idealizadora do Movimento “Mais Por Elas”, de apoio e incentivo às mulheres que querem conquistar seus espaços na sociedade, inclusive, na política. Além de presidente estadual do PL Mulher. 

Rosana Valle é jornalista, casada e mãe de dois filhos. Teve uma infância simples, morou em conjunto habitacional e sempre estudou em escolas públicas. Com o pai estivador e a mãe dona de casa, foi professora e com o salário pagou a própria faculdade de jornalismo.

Rosana cuidou da mãe, deu aulas nos morros de Santos e batalhou para se formar jornalista. Começou como produtora na TV MAR e apresentou um programa chamando Periscópio. Depois chegou a TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, lá fez carreira, passou por todas as funções e consolidou sua carreira no jornalismo regional. 

Conseguiu se toranar repórter de rede, a profissional responsável por levar as informações locais aos jornais de cobertura estadual e nacional na Globo. Mas não parou por aí. Rosana começou um pequeno programa com foco em meio ambiente, mostrava as belezas regionais, as pessoas e suas histórias. 

O Rota, assim carinhosamente chamado por Rosana, foi crescendo. Ganhou roteiros maiores, foi a mais de 30 países e encantou os moradores da Baixada Santista e Vale do Ribeira. As pessoas viajavam através do programa e conheciam a vida de pessoas da região que estavam morando longe do seu local de origem.

Cliques do programa renderam dois livros, que se esgotaram rapidamente. Com responsabilidade e profissionalismo, Rosana conquistou a simpatia do público, escrevia crônicas e relatava as aventuras do jornalismo. Seu jeito simples, leve e fácil de falar a destacava.

Ao longo de sua carreira, a jornalista acumulou conhecimento de campo e vivência. Junto ao povo, buscou respostas e cobrou o poder público.

Após conhecer mais de 30 países e toda a região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, decidiu buscar um novo desafio. Aos 47 anos, desligou-se da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, e optou por uma nova rota: usar sua vivência no jornalismo em prol da população.
 
Em suas viagens, Rosana viu exemplos de sucesso ao redor do mundo. Portos eficientes, cidades sustentáveis, locais em que a saúde funciona e o ensino público é de qualidade. Percebeu que o Brasil pode crescer adotando experiências de outros países além de construir uma política renovada e com o objetivo de servir. 

Honestidade, trabalho e responsabilidade com a população são os principais pilares do mandato da deputada.