Notícias

- 2 min para ler

Turismo consciente neste verão

O verão já vai começar e traz uma série de desafios para todos os que sobrevivem do turismo. Estima-se que perto de 9 mil empregos formais no setor de comércio e serviços foram perdidos na região em consequência da pandemia.

O turismo, como todos sabem, é responsável pela criação de empregos no comércio e também no setor de serviços. Todos já constatamos nas ruas o impacto social causado pelo aumento do desemprego.

Começamos esta temporada de verão com o dilema de termos, ao mesmo tempo, que tentar recuperar a economia e os empregos perdidos e também tomar o máximo de cuidados para evitar o recrudescimento dos casos da Covid-19, com a possível segunda onda da doença que ameaça o mundo.

Por isso, temos que planejar como serão os próximos meses, sempre adotando as necessárias medidas de prevenção e distanciamento social. Vale ressaltar, por exemplo, as medidas já adotadas pela Prefeitura de Guarujá.

O prefeito Válter Suman montou pedágios educativos na entrada da Cidade para alertar os turistas que chegam sobre a importância de medidas preventivas, como o uso obrigatório de máscaras, o bom senso na frequência de restaurantes e supermercados, o cuidado para se evitar aglomerações, higienização das mãos, entre outras.

Diante de um discreto aumento no número de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o prefeito decidiu não baixar a guarda e intensificou as ações educativas, inclusive com a distribuição de 10 mil máscaras no último feriado. Também foram ativadas estações de higienização, além da manutenção dos procedimentos de testagem e dos leitos destinados para o tratamento da Codiv-19.

Todas as prefeituras das cidades turísticas já estão planejando o que fazer. Os prefeitos, tanto os reeleitos como os novos, sabem que não podem descuidar.

Precisamos e queremos os turistas para reativar nossa economia. Ao mesmo tempo, temos que nos precaver para evitar a volta da Covid-19. E assim terá que ser feito nesta desafiadora temporada de verão.

A retaguarda dos serviços de saúde deve estar também preparada. Nossos valorosos profissionais do setor precisam da infraestrutura necessária para prestar bom atendimento.

De minha parte, destinei R$ 8 milhões em recursos, por meio de emendas parlamentares, para a saúde da nossa região. E vou destinar mais recursos federais em 2021. Consegui que emendas da bancada paulista direcionadas para a saúde do Estado viessem para nossa região, um total de mais de 2,9 milhões. Além de R$ 1,7 milhão de recursos extras para ajudar no combate à Covid-19.

Comerciantes, ambulantes e prestadores de serviços devem ser preparados pelas autoridades em campanhas educativas e também com a necessária fiscalização. Temos que fazer direito para garantir uma retomada do turismo com segurança.

Posts recentes

Deputada federal quer que política de atenção às doenças raras seja permanente no Brasil

Medida em vigor via portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, pode ser derrubada a qualquer momento pelo governo federal; ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) auxiliou Rosana Valle (PL-SP) na elaboração do projeto de lei

Ler mais

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais