Notícias

- 2 min para ler

Rosana Valle tem compromisso do secretário dos Portos de tentar adiantar vacinação de portuários

Diogo Piloni anunciou ainda que será apresentada nova Medida Provisória para garantir afastamento remunerado dos portuários idosos

O secretário Nacional dos Portos, Diogo Piloni e Silva, se comprometeu, nesta quarta-feira (7/4), com a deputada federal Rosana Valle (PSB) e sindicatos, em buscar adiantar a vacinação dos trabalhadores portuários dos portos brasileiros. Piloni atendeu reunião convocada pela deputada, da qual participaram representantes das categorias dos trabalhadores portuários.

Piloni disse que enviará uma carta ao Ministério da Saúde pedindo a vacinação rápida dos portuários, argumentando até a existência de um risco logístico e de abastecimento, com reflexos negativos para todo o País, por conta, também, da média de idade da categoria, que é de 55 anos.

O secretário ouviu dos sindicalistas que a categoria está no limite em relação ao risco de contaminação e que não há medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 a bordo dos navios. Piloni prometeu exigir tais medidas das autoridades portuárias nas próximas horas.

O secretário Nacional dos Portos anunciou ainda que será apresentada ao Congresso Nacional uma nova medida provisória para garantir o afastamento remunerado dos trabalhadores portuários idosos. O texto da nova MP chegará aos deputados nas próximas horas.

Rosana Valle lembrou ao secretário que os portuários nunca pararam de trabalhar nesta pandemia. “Eles são considerados essenciais por manterem a economia do País e milhares de empregos. Mas não têm ideia de quando serão vacinados, apesar de correrem risco todo dia dentro dos navios, onde mantêm contato com tripulantes do mundo inteiro”, afirmou.

A parlamentar ressaltou que os portuários não querem furar fila. “Pedem apenas respeito e as medidas de proteção que valeram ano passado, pois a pandemia continua e muito mais grave”, afirmou Rosana, lembrando que o risco logístico realmente existe. “Não é pedir muito, pois a categoria não é tão numerosa. É uma questão de respeito e reconhecimento daqueles que não medem esforços para o Brasil não parar neste momento”, concluiu.

Participação

Os presidentes das entidades usaram a palavra para levar ao secretário a situação dos portuários. Participaram da reunião Mário Teixeira, presidente da Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores e Vigias; José Adilson, presidente da Federação Nacional dos Estivadores; Eduardo Guterra, da Federação Nacional dos Portuários; Bruno José dos Santos, do Sindicato dos Estivadores de Santos; Claudiomiro Machado, do Sindicato dos Trabalhadores Portuários.

Também participaram Everandy Cirino dos Santos, do Sindicato da Administração Portuária; Robson Wilson dos Santos, do Sindicato da Estiva de São Sebastião; José Cavalcanti Pessoa, do Sindicato dos Vigias Portuários; Paulo Antonio da Rocha, do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras; Adilson de Souza, do Sindicato dos Consertadores de Carga e Descarga do Porto de Santos; Wilk Aparecido Santa Cruz, do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos e Wilson Roberto de Lima, do Sindicato dos Trabalhadores do Bloco.

Posts recentes

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais

Somos os sacrificados!

Não sou contra a Reforma da Previdência Apenas não aceito...

Ler mais