Notícias

- 2 min para ler

Rosana Valle quer cursos náuticos e recuperação do Terminal de Pesca

O abandono do Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) não pode continuar. A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) propôs criar naquela área, de 6 mil metros quadrados, cursos de Manutenção de Embarcações e Motores Náuticos, Gastronomia e outras habilidades náuticas, num centro de aprendizagem chamado Jovens do Mar. O Terminal da Pesca, inaugurado por Juscelino Kubitschek, em janeiro de 1958, opera hoje com 5% da sua capacidade e tem somente quatro funcionários.

A decadência é visível. A fábrica de gelo está fechada há quatro anos. Não há manutenção nem recursos para conservação. As coberturas do galpão estão desabando, a ferrugem avança sobre as estruturas, há rachaduras nas colunas e no antigo prédio administrativo. Tudo caminha para a desativação e o abandono do TPPS que já foi modelo nacional. Hoje, poucas embarcações descarregam pescado para compradores, que antes contavam com gelo e maior estrutura.

Rosana Valle marcou audiência com a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, responsável pelo Terminal, para pedir mais dignidade aos pescadores e autorização para uso compartilhado do espaço, incluindo desembarque de pescado, cursos náuticos e também turismo. “Vou ao Governo do Estado pedir ao Centro Paula Souza um curso de manutenção de embarcações e motores náuticos. Temos dezenas de marinas que necessitam destes profissionais. O curso de gastronomia aproveitará os frutos do mar frescos desembarcados, criando mais uma atração turística, que se integrará ao Projeto da Nova Ponta da Praia”, afirmou a parlamentar.

Rosana quer unir no TPPS inclusão social, aprendizagem e turismo: “Os turistas poderão visitar o local em frente ao novo Centro de Convenções, onde vão degustar frutos do mar preparados pelos jovens e observar o desembarque dos pescadores, como acontece em vários países, aproveitando o grande potencial turístico acessível aos moradores da nossa região”.

A área original do TPPS, de 26 mil m2, já teve parte autorizada, pelo Governo Federal, para as obras do Centro de Convenções da Nova Ponta da Praia, e outra teve parte cedida para a Polícia Federal, restando apenas os 6 mil m2 hoje em situação precária. Mas o potencial é enorme, pois os píeres de atração têm calado em torno de 10 metros e estão de frente para a entrada do maior Porto da América Latina e da mais movimentada travessia de balsas do mundo. A deputada que envolver na parceria o Terminal, o Centro Paula Souza e também o Sebrae e a Prefeitura.

Rosana constatou que o mercado náutico tem grande potencial de expansão e geração de empregos, tanto em termos profissionais como de lazer. O Estado tem 181 mil embarcações de lazer, com 382 mil usuários. A cadeia produtiva do setor movimenta R$ 5,3 bilhões/ano e emprega 27.500 pessoas. O Estado de São Paulo registra um barco para cada 248 pessoas, sendo que no Reino Unido esta proporção é de um para 63 pessoas e, nos EUA, de um para 19.

Posts recentes

Deputada federal quer que política de atenção às doenças raras seja permanente no Brasil

Medida em vigor via portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, pode ser derrubada a qualquer momento pelo governo federal; ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) auxiliou Rosana Valle (PL-SP) na elaboração do projeto de lei

Ler mais

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais