Notícias

- 2 min para ler

Rosana Valle pede ao Ministério da Saúde ressarcimento das prefeituras que comprarem vacinas

A deputada federal Rosana Valle pediu ao ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o ressarcimento das prefeituras que venham a comprar, com recursos municipais, as vacinas contra a Covid-19. A parlamentar também pediu que seja oferecida linha de credito nos bancos públicos para esta finalidade, a exemplo do que já ocorre nas instituições bancárias privadas.

A deputada pede ainda a regulamentação, pelo Governo Federal, deste ressarcimento, com prazos e demais normas que evitem que as prefeituras fiquem depois em situação difícil por conta das despesas que venham a assumir neste momento.

Rosana Valle se reuniu com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que organizou este consórcio de prefeituras para comprar vacinas.

A deputada foi informada que mais de 1.700 prefeituras já aderiram e o número pode chegar a 3 mil.

A parlamentar apurou que o Ministério tem o poder legal de requisitar as vacinas e aplicá-las nas populações das cidades que as compraram, como também pode ressarcir as prefeituras e outros órgãos que as adquirirem diretamente dos fabricantes. Assim aconteceu com o Instituto Butantan, que será ressarcido.

“Logo chegaremos às 3 mil prefeituras interessadas e já tomando providências para comprar vacinas. Isso é bom, pois as vacinas devem chegar mais rápido à população. O que temos que garantir são os meios seguros de ressarcimento, para que os municípios não fiquem endividados”, afirmou a parlamentar.

No ofício ao ministro, a deputada lembra que o o Projeto de Lei 534/2021, que permitia a aquisição de vacinas em caráter suplementar, com recursos da União, recebeu veto do presidente no parágrafo que permitia tais despesas. A alegação foi que não havia estimativa do impacto orçamentário e financeiro.

Mas a deputada ressalta que a Lei 14.121/2021, também sancionada pelo Presidente da República, prevê, em seu art. 8º, que “as despesas para a aquisição das vacinas contra a Covid-19 correrão à conta de crédito extraordinário aberto pela Medida Provisória nº 1.004, de 24 de setembro de 2020 e por recursos orçamentários do Ministério da Saúde. “Ou seja, há precedente legal em vigor que garante este ressarcimento”, disse a deputada.

STF autorizou

Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou recentemente a compra de vacinas por prefeituras e o ressarcimento pelo Governo Federal.

Jonas Donizette informou a deputada que já existem dez tipos de vacinas que poderão ser compradas dos fabricantes e que esse número poderá chegar a 40 em breve.

“Bancos privados já se colocaram à disposição das prefeituras para financiar estas compras e consórcios estão sendo formadas para esta finalidade. Este movimento é importante e tem meu total apoio”, disse Rosana Valle, lembrando, contudo, que a situação financeira das prefeituras precisa ser resguardada por regras de ressarcimento destas despesas.

Posts recentes

Deputada federal quer que política de atenção às doenças raras seja permanente no Brasil

Medida em vigor via portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, pode ser derrubada a qualquer momento pelo governo federal; ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) auxiliou Rosana Valle (PL-SP) na elaboração do projeto de lei

Ler mais

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais