A deputada federal Rosana Valle (PSB) pediu ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que viabilize a realização de testes de Covid-19 para trabalhadores avulsos do Porto de Santos.
A parlamentar está preocupada com o aumento do número de casos suspeitos do novo coronavírus em tripulantes de navios que chegam ao Porto de Santos para operações de carga e descarga.
Muitas embarcações, ancoradas ou aguardando atracação no local de fundeio, ficam sob fiscalização da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), secretarias municipais de Saúde de Santos e Guarujá, entre outros órgãos, que impõem corretamente processos de quarentena.
“Por isso, é imprescindível a disponibilização, por parte deste Ministério da Infraestrutura, de testes rápidos para a Covid-19 a fim de atender cerca de 5 mil trabalhadores portuários avulsos inscritos no Ogmo de Santos”, ressaltou a deputada, lembrando que o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou a liberação de 32 milhões de testes que estão sendo distribuídos em todo o Brasil.
“O Porto de Santos, responsável por 28% da balança comercial brasileira, e que recebe, em média, 13,4 navios/dia, precisa garantir aos seus trabalhadores a possibilidade de realização dos testes neste momento de pandemia”, cobrou.
Apenas em 2019, o Porto recebeu 4.842 navios, cujas operações registraram o recorde de 134 milhões de toneladas movimentadas, ratificando, assim, sua privilegiada condição de principal porto do país. A atividade portuária é essencial para a economia do país, com a circulação e abastecimento de insumos, mercadorias e itens básicos necessários no cotidiano da população brasileira.
“Mais imperioso ainda é a preservação da saúde dos trabalhadores, que atuam diretamente em contato com as cargas e muito próximos das tripulações destes navios”, concluiu.