A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) oficiou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reivindicando a inclusão do trecho paulista nas anunciadas obras de duplicação da Rodovia Rio-Santos. Rosana Valle lembrou que o trecho paulista da rodovia é de vital importância para Bertioga e as cidades do Litoral Norte de São Paulo.
Ao saber da duplicação da rodovia, em live do ministro, dia 21, a deputada sugeriu que as obras em São Paulo comecem no trecho entre Guarujá - do entroncamento com a Cônego Domênico Rangoni - até São Sebastião.
“O ministro disse que a rodovia ganhará iluminação de led e que o investimento virá com a concessão da rodovia à iniciativa privada. Já estava na hora, pois, depois da Rodovia Anhanguera, a Rio-Santos aparece com frequência no ranking das estradas mais perigosas do Estado de São Paulo”, afirmou.
Rosana lembrou que a duplicação da Rio-Santos é um antigo pleito da Baixada Santista e Litoral Norte. “Considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil, o trecho denominado SP-55 da Rio-Santos dá acesso e permite a vista de praias entre montanhas verdejantes. E por isso mesmo recebe, a cada ano, mais turistas ávidos por desfrutar das belezas dos recantos do Litoral Norte paulista”.
O trecho paulista da Rio-Santos tem intersecções com as rodovias estaduais Cônego Domênico Rangoni, com a Mogi-Bertioga, com a Rodovia dos Tamoios e com a Oswaldo Cruz, já em Ubatuba.
“Por isso já havia cobrado o secretário de Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano, nesse sentido, já que o trecho paulista é administrado pelo DER. Mas como a Rio-Santos, depois de Ubatuba, se torna a BR-101, avançando até a Cidade do Rio de Janeiro, sua duplicação, agora anunciada pelo ministro, representa também uma tarefa do Governo Federal. Ou seja, a segurança dos usuários não pode ser prejudicada por uma linha divisória entre os estados”, argumentou a deputada.
A parlamentar disse que lutará para que os técnicos do Governo Federal e do Governo do Estado unam esforços para que sejam viabilizadas as conexões e sinalizações da Rio-Santos duplicada com as rodovias paulistas. “Afinal, o interesse dos usuários da rodovia está acima de eventuais diferenças entre os governos do Estado e Federal”, concluiu a deputada.