A deputada federal Rosana Valle (PSB) apresentou indicação ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, pedindo a abertura de crédito para financiar 100% do custeio de cursos superiores da área de saúde, em razão das consequências econômicas provocadas pela pandemia da Covid-19.
A parlamentar ressalta que uma geração de estudantes que estão para se formar na área de saúde, e que precisam logo assumir seus postos de trabalho para salvar vidas na pandemia do novo coronavírus, correm o risco de não poderem atuar na defesa da vida dos brasileiros.
Isso porque não conseguem pagar as mensalidades das faculdades por conta das consequências sociais oriundas da pandemia. Por isso, Rosana Valle pede que o Governo Federal custeie 100% das mensalidades dos estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.
Os cursos seriam incluídos, por meio de edição suplementar, ao programa do FIES – Financiamento Estudantil, com edição extraordinária, para assistir os estudantes da área de saúde, comprovadamente prejudicados pela crise financeira ocasionada pela pandemia da Covid-19.
A edição suplementar ao FIES seria aplicada aos estudantes da área da saúde que já iniciaram o curso universitário e comprovem significativo abalo econômico-financeiro pessoal e familiar causado pela pandemia.
“É preciso destacar a relevância social, não só acadêmica, mas prática, de profissões que, no atual cenário, geram um sentimento social e verdadeira necessidade de valorização. Temos que evitar a quebra da cadeia de formação na área de saúde num momento de crise sanitária, que mostra a importância destes profissionais para o futuro do País”, argumenta a parlamentar. A perda destes novos profissionais, por não poderem se formar, seria um retrocesso, ressalta Rosana Valle.