Já está se esgotando o prazo (fim de agosto) que o presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Milton Persoli, solicitou para melhorar o sistema de travessias de balsas e lanchas no Estado de São Paulo, especialmente entre Santos-Guarujá. O compromisso foi firmado em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes, em Brasília, com a deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), que agora cobra uma solução urgente.
“A situação é caótica e chega a ser uma afronta, por vezes, operar com apenas uma embarcação entre Santos e Vicente de Carvalho. Os usuários do sistema estão indignados e não enxergam solução a curto prazo”, disse a parlamentar. Apesar do intenso movimento, a Dersa afirma que as travessias são deficitárias e o Governo Estadual precisa dar um aporte financeiro de 60 milhões por ano.
Rosana Valle cobra mais balsas na travessia Santos-Guarujá enquanto a anunciada privatização do serviço não acontece. “A população não pode esperar este processo. Também não pode esperar a construção da ponte ou do túnel. É preciso diminuir este tempo nas filas já". No último final de semana, usuários chegaram a esperar 1h30 para atravessar no sentido Guarujá-Santos.
Em audiência, no dia 25 de junho, Persoli garantiu que a Dersa estava empenhada em recuperar a frota e afirmou que o serviço iria melhorar. A Dersa transporta em média, 25 mil veículos por dia, com até sete balsas, além de 14 mil passageiros na travessia de lanchas entre Vicente de Carvalho, em Guarujá, e Santos.
O Governo de São Paulo estuda uma Parceria Público Privada (PPP) para o setor. O presidente da Dersa afirmou que as embarcações estão envelhecidas e que atualmente só conseguem realizar manutenção nos equipamentos que quebram.