A deputada federal Rosana Valle (PSB) enviou ofício ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), pedindo que o órgão cobre dos setores responsáveis pelo transporte público das linhas de ônibus municipais de cada prefeitura, bem como da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que fiscaliza as linhas intermunicipais, providências no sentido de resolver o problema da aglomeração nos ônibus que servem a região nos horários de pico.
A parlamentar tem recebido centenas de queixas de moradores de várias cidades, que enviam também fotos, mostrando ônibus lotados, com pessoas em pé, muitas, inclusive, sem uso de máscaras. “Como exigir da população o fim das aglomerações se temos a impressão de que há menos ônibus circulando?”, questionou a deputada, lembrando que as queixas não param de chegar, principalmente dos usuários das linhas intermunicipais, que são obrigados a tomar condução para trabalhar em serviços essenciais.
Rosana Valle ressaltou que já existem normas estabelecendo medidas de prevenção dentro dos coletivos, que precisam ser cumpridas e fiscalizadas. “Há exemplos em outras regiões do Brasil, e até no exterior, de ocupação alternada nos bancos dos ônibus de modo a manter o distanciamento. Também não dá para aceitarmos pessoas viajando em pé, próximas umas das outras, o que facilita a propagação do novo coronavírus”, afirmou.