Notícias

- 2 min para ler

Rosana Valle cobra do Governo do Estado VLT para Área Continental de São Vicente

Recuperação da Ponte dos Barreiros permitiria extensão da linha até Samaritá e dali a Praia Grande e Litoral Sul

A deputada federal Rosana Valle (PSB) cobrou do Governo do Estado de São Paulo a retomada do projeto da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, que tem trecho de 7,5 km e liga a Estação Barreiros, na parte insular de São Vicente, à Vila Samaritá, na Área Continental, de forma a atender os 150 mil moradores da região.

Rosana Valle enviou ofícios ao secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e ao presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Marco Antônio Assalve, lembrando que o Governo do Estado deve aproveitar a restauração da Ponte Rodoviária dos Barreiros para fazer as adaptações necessárias na Ponte Ferroviária, anexa à ligação, para garantir a passagem do VLT, que dali teria condições de se estender a Praia Grande e todo o Litoral Sul.

A EMTU tinha informado ter planos de concluir, este ano, um plano de negócios da terceira fase, e que o projeto executivo da obra deveria estar pronto em 2021.

O futuro trecho possibilitará integração com o transporte alternativo municipal que atende os bairros que serão beneficiados pela ampliação.

A deputada quer saber se está confirmada a contratação, este ano, do Projeto Executivo do Trecho Barreiros-Samaritá, bem como a obtenção da Licença Ambiental de Instalação do empreendimento, que terá quatro estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e terminal Samaritá, além de três subestações de energia e um pátio de manobras.

Em 2018, o então governador Geraldo Alckmin informou que os laudos técnicos confirmaram que a estrutura da Ponte dos Barreiros poderia ser recuperada para garantir a passagem do VLT até a Área Continental de São Vicente. O Governo do Estado chegou a publicar edital de contratação desta etapa, orçado em R$ 2,3 milhões.

Mas a obra completa, agora em andamento, só foi possível depois que a deputada Rosana Valle conseguiu R$ 58 milhões do Governo Federal após gestões feitas diretamente com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

A primeira fase emergencial, que recuperou 52 colunas, já foi concluída e a ponte depende apenas de uma vistoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para ser reaberta pela Justiça, terminando com o sofrimento dos moradores da Área Continental, que são obrigados a atravessá-la a pé todos os dias.

O VLT está na sua segunda fase de implantação, que ligará o Valongo até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. Serão mais 8 km de trilhos e 14 novas estações, que devem servir 35 mil passageiros por dia. Hoje, o VLT possui 15 estações e 11,5 km de extensão. O sistema entrou em operação comercial no dia 31 de janeiro de 2016.

Posts recentes

Deputada federal quer que política de atenção às doenças raras seja permanente no Brasil

Medida em vigor via portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, pode ser derrubada a qualquer momento pelo governo federal; ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) auxiliou Rosana Valle (PL-SP) na elaboração do projeto de lei

Ler mais

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais