Notícias

- 2 min para ler

Rosana Valle busca apoio federal para aeroportos de Itanhaém e Praia Grande

Deputada fala com superintendente da Infraero sobre Guarujá, Itanhaém e Praia Grande

A deputada federal Rosana Valle (PSB) falou à superintendente da Infraero, Adriana Lopes Ramos, sobre a necessidade de apoio do Governo Federal para outros dois aeroportos da Baixada Santista: o de Itanhaém e o de cargas, em Praia Grande, chamado Projeto Andaraguá.

Rosana disse, em reunião com a superintende, que fará gestões no sentido de melhor aproveitamento do Aeroporto de Itanhaém, que perdeu recentemente os voos para as plataformas de extração da Petrobras, e que tem grande potencial.

Com uma pista de 1.350 metros por 30 de largura, o aeroporto tem terminal de passageiros de 1.500 m2, estacionamento com 60 vagas e comporta receber simultaneamente dois aviões boing 737-800, entre 100 e 150 passageiros, ou quatro ATRs, de 68 a 80 passageiros. “O Aeroporto de Itanhaém representará um grande impulso ao desenvolvimento do turismo e de toda economia no Litoral Sul”.

A deputada disse que já está em tratativas para conseguir apoio do Governo Federal para viabilizar o Projeto Andaraguá, que prevê um aeroporto de cargas em Praia Grande, com pista de 2,6 quilômetros, um condômino industrial com 212 galpões e que prevê investimentos de R$ 1 bilhão, com a criação de 15 mil empregos.

O idealizador do aeroporto, André Ursini, relatou os desafios que enfrenta a Rosana Valle, que já conversou sobre o empreendimento até com o presidente Jair Bolsonaro, interessado na concretização do projeto.

A superintendente conversou com a deputada a pedido do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Adriana Lopes informou que se dedicará plenamente à missão de viabilizar o aeroporto de Guarujá. Para tanto, virá do Rio de Janeiro, onde atuava como superintendente do Aeroporto Santos Dumont, para residir na Baixada Santista.

Rosana Valle, que acompanha o projeto desde antes da licitação, disse que o prefeito de Guarujá, Válter Suman, acertou ao contratar a Infraero por 12 meses e que esta conquista beneficiará toda a região. “Agradeço também ao ministro da Infraestrutura por atender a reivindicação e assinar a outorga do aeródromo para o Município de Guarujá”.

Faixa de segurança

A superintendente da Infraero informou à deputada federal Rosana Valle (PSB) que já acionou o corpo técnico da empresa pública nacional para providenciar uma ampliação da faixa de segurança do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, de modo a ampliar a capacidade para aviões maiores e garantir total segurança aos usuários. A expectativa é de abertura para voos executivos em seis meses e para linhas regulares daqui a 12 meses.

Os técnicos de Meio Ambiente da Infraero já foram acionados para providenciar o devido licenciamento para remoção de pequeno trecho de vegetação. Os setores de Engenharia e Certificação também vão atuar em todas as etapas já anunciadas pela superintendente para viabilizar o aeroporto.

Quanto ao interesse sinalizado por empresas aéreas, no sentido de oferecer linhas nacionais quando o aeroporto abrir, a superintendente prefere, primeiro, viabilizar as etapas de credenciamento e infraestrutura, antes de tratar do assunto. “Terminando esta fase vamos começar a prospectar empresas aéreas”.

Adriana Lopes inspecionou a pista de pousos e decolagens, de 1.390 metros, na Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho. Dentro de 30 dias, a superintendente, em parceria com a Prefeitura, entregará um plano de ações do aeródromo. Depois do registro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das obras de recuperação e recapeamento da pista, o aeroporto poderá receber os primeiros aviões executivos.

Rosana Valle informou que ajudará a Prefeitura e a Infraero a buscar recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para concretizar a operação comercial no local, com a construção de um terminal de passageiros, novos hangares e mais estrutura, permitindo receber voos comerciais com grandes aeronaves.

A superintendente, especialista em aviação regional, informou que o futuro aeroporto já tem sua área civil assegurada e agradeceu o apoio da Base Aérea e as boas-vindas da deputada.

Posts recentes

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais

Somos os sacrificados!

Não sou contra a Reforma da Previdência Apenas não aceito...

Ler mais