Notícias

- 1 min para ler

Projeto de orientação e atendimento psicológico para agressores de mulheres pode virar lei federal

Nesta quarta-feira (7), dia em que se comemoram os 13 anos da Lei Maria da Penha, a Deputada Federal Rosana Valle (PSB/SP), apresentou à Câmara dos Deputados uma proposta de alteração nessa lei. O objetivo é que o programa paulista “Homem Sim, Consciente Também” seja incluído na Maria da Penha, se torne Lei Federal e esteja presente em todas as delegacias de Polícia Civil do Brasil.

“Esse projeto fornece orientação e atendimento psicológico para homens que agrediram suas companheiras. Atualmente, são poucos os serviços especializados para orientação e acolhimento de homens sem imposição”, explica Rosana Valle. O Programa iniciou na cidade de Diadema, com a delegada titular da Delegacia da Mulher (DDM), Renata Cruppi, e hoje está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo.

Cruppi, conta que o projeto nasceu após notar que a maior parte dos agressores são inseguros. “Eles sentem uma necessidade constante de demonstrar a masculinidade, cultivam amizades vazias e possuem pouca autenticidade emocional”, explica.

São realizados seis encontros de 1h30 com profissionais de diversas áreas. A participação é feita por meio de convite. "Isso já permite a primeira quebra de resistência e o aceite da oportunidade. Entre 2017 e 2018, 228 homens foram atendidos. Apenas cinco voltaram a cometer agressão", relata.

O projeto já está presente na Baixada Santista, na cidade de Cubatão, que foi a o primeiro município da região a receber o projeto. "Uma das coisas mais importantes é que esse homem não se sinta julgado, para não entrar em uma posição defensiva. Ele precisa refletir, e dessa forma, reavaliar a sua conduta e atitudes", avalia Mayla Hadid, Delegada titular da Delegacia da Mulher da cidade.

Posts recentes

Deputada federal quer que política de atenção às doenças raras seja permanente no Brasil

Medida em vigor via portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, pode ser derrubada a qualquer momento pelo governo federal; ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) auxiliou Rosana Valle (PL-SP) na elaboração do projeto de lei

Ler mais

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais