Notícias

- 1 min para ler

Profissão do futuro é discutida eu audiência pública na Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (10), em audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a Câmara dos Deputados, discute a gerontologia. A sessão foi um pedido da deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), que é relatora dos Projetos de Lei 6764/16 e 9003/17 que regulamentam a profissão de gerontólogo e o tecnólogo em gerontologia em todo território nacional.

A profissão foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 2015, o que significa uma formalização da prática, mas ainda é necessário que haja a regulamentação pela Presidência da República.

A audiência pública contou com a presença de todas as entidades de classe relacionadas diretamente com essa regulamentação. Eles tiveram a oportunidade de expor sua visão sobre o projeto de lei. O grande impasse se dá pois outras profissões alegam que a gerontologia poderia ocupar o espaço delas.

A Gerontologia é ciência que estuda os processos de envelhecimento, com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade. Com a baixa taxa de natalidade e longevidade da população mundial, profissões estão surgindo e se adaptando às necessidades das pessoas.

Para a deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), ficou claro que a proposta não está totalmente esclarecida para todos. "Como relatora sugeri ao representante do senador Paulo Paim (autor do PL), presente na audiência, realizar uma reunião no segundo semestre com a presença de todos os representados nessa audiência e o senador".

O objetivo é esgotar o assunto de forma que a relatora possa ter certeza do seu parecer. "Isso tem que acontecer sem que nenhuma das categorias seja prejudicada e que o projeto consiga convencer os deputados a cerca do assunto".

A proposta já passou pelo Senado e, agora, é apresentada na Comissão do Idoso. Caso aprovada em outras comissões internas da Câmara, será votada em plenário.

Posts recentes

Deputada federal quer que política de atenção às doenças raras seja permanente no Brasil

Medida em vigor via portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, pode ser derrubada a qualquer momento pelo governo federal; ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) auxiliou Rosana Valle (PL-SP) na elaboração do projeto de lei

Ler mais

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais