Nesta quarta-feira (10), em audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a Câmara dos Deputados, discute a gerontologia. A sessão foi um pedido da deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), que é relatora dos Projetos de Lei 6764/16 e 9003/17 que regulamentam a profissão de gerontólogo e o tecnólogo em gerontologia em todo território nacional.
A profissão foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 2015, o que significa uma formalização da prática, mas ainda é necessário que haja a regulamentação pela Presidência da República.
A audiência pública contou com a presença de todas as entidades de classe relacionadas diretamente com essa regulamentação. Eles tiveram a oportunidade de expor sua visão sobre o projeto de lei. O grande impasse se dá pois outras profissões alegam que a gerontologia poderia ocupar o espaço delas.
A Gerontologia é ciência que estuda os processos de envelhecimento, com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade. Com a baixa taxa de natalidade e longevidade da população mundial, profissões estão surgindo e se adaptando às necessidades das pessoas.
Para a deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), ficou claro que a proposta não está totalmente esclarecida para todos. "Como relatora sugeri ao representante do senador Paulo Paim (autor do PL), presente na audiência, realizar uma reunião no segundo semestre com a presença de todos os representados nessa audiência e o senador".
O objetivo é esgotar o assunto de forma que a relatora possa ter certeza do seu parecer. "Isso tem que acontecer sem que nenhuma das categorias seja prejudicada e que o projeto consiga convencer os deputados a cerca do assunto".
A proposta já passou pelo Senado e, agora, é apresentada na Comissão do Idoso. Caso aprovada em outras comissões internas da Câmara, será votada em plenário.