Representantes de 23 empresas, associações e sindicatos que atuam no Porto de Santos confirmaram a participação na Campanha Porto Amigo das Cidades Contra o Coronavírus, lançada pela deputada federal Rosana Valle (PSB) para a doação de equipamentos, insumos e serviços para ajudar as cidades no combate à pandemia. O apoio à iniciativa conjunta com a Santos Port Authority (SPA, antiga Cia. Docas) foi manifestado nesta quarta-feira (16/4) em videoconferência marcada pelo comprometimento de todos os segmentos da comunidade portuária.
Os empresários atenderam ao apelo da deputada e do presidente da SPA, Casemiro Tércio, e vão concentrar suas doações na Autoridade Portuária, na pessoa da Raquel Kibrit, assessora para Assuntos Internacionais, que fará um levantamento das necessidades das setores de saúde e entidades e concentrará as doações de forma que todas cheguem a seus destinatários.
Rosana Valle disse que esta atuação conjunta do Porto de Santos será um exemplo para todos os portos do Brasil. Casemiro Tercio disse que o sistema de saúde de Santos é o mais pressionado pelo fato da região possuir, proporcionalmente, a maior população idosa do País. Ressaltou que muitas empresas do setor já fizeram doações, mas destacou a importância desta ação unificada. “Está aqui o Porto para ajudar a sociedade. Agradeço a Rosana por unir o setor portuário em torno desta causa”, disse Casemiro Tercio.
Antônio Carlos Sepúlveda, da Santos Brasil, sugeriu que o setor pode ajudar realizando a importação direta de itens específicos em busca de conseguir mais rapidez e melhores preços, em função da compra em maior escala. Ricardo Arten, da BTP, defendeu o envolvimento de toda a cadeia logística neste processo de aquisição de equipamentos.
João Menano, da Associação das Empresas da Alemoa, que já tem comprado máscaras para doação, ofereceu área para armazenamento de 4.500 m2 nos Arcos do Valongo, da mesma forma que Sueli Martinez, diretora da Concais, colocou à disposição espaço de 10 mil m2 no terminal de cruzeiros.
Carlos Alberto de Souza Filho, da Praticagem de Santos, disse que a campanha lançada por Rosana Valle representou um alívio para os associados, que agora têm um meio seguro para destinar as doações. A Praticagem já tinha doado 5 mil máscaras para profissionais de saúde.
Nívio Peres, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos, lembrou que não está fácil encontrar medicamentos no exterior e que a campanha vai fortalecer as aquisições, permitindo compras em grande escala. Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários, parabenizou Rosana Valle, lembrando que este movimento deve inspirar o País.
Regis Prunzel, do Sopesp, destacou a importância da atividade portuária manter o ciclo econômico nesta crise. Bayard Umbuzeiro, da Transbrasa, falou do compromisso para não demitir neste momento, em que as importações das mercadorias de valor agregado tiveram sensível queda.
Daqui a 15 dias haverá nova reunião para conferir e encaminhar as doações. Participaram da conferência representantes da BTL - Associação Brasileira de Terminais de Liquidos; ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários; ABTRA - Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados ; ABTTC - Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres; ALEMOASA; AMA – Associação Distrito Portuário da Alemoa; BTP - Brasil Terminal Portuário; CITROSUCO; CONCAIS; DEICMAR; DP WORLD; ELDORADO BRASIL; FENOP - Federação Nacional das Operações Portuárias; MSC; Praticagem; SANTOS BRASIL; SDAS - Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos; SINDAMAR - Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo; SINDAPORT - Sindicato dos Empregados na Administração Portuária; SINDISAN - Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista; SOPESP - Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo; TEGPORTO.