O Governo Federal está investindo na ampliação da malha ferroviária em todo o Brasil! Serão investidos R$ 40 bilhões!
Temos aqui na região entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, uma ferrovia de mais de 250 quilômetros que está desativada.
O que será feito da antiga estrada de ferro Santos – Cajati? Isso foi assunto na live do presidente Jair Bolsonaro, na última quinta-feira.
O presidente e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, comentaram sobre a dificuldade de reativar a Santos- Cajati, pois o ramal não teria viabilidade econômica.
Segundo o ministro, “a região não tem carga ferroviária para manter este trecho da concessão em funcionamento pleno e rentável.”
Porém, Tarcísio Gomes ressalta que a faixa de terra onde correm os trilhos, está à disposição, das prefeituras da região e da iniciativa privada, e pode ser usada para projetos de pouca carga, mobilidade e trem turístico.
O ministro comentou que as possibilidades de que isso possa acontecer, ficarão mais claras quando o Projeto de Autorização de Ferrovias, do Governo Federal, for aprovado no Congresso.
“Com isso qualquer investidor que queira tomar um risco ferroviário, vai poder ter a propriedade da ferroviária.
Será um investimento eminentemente privado com uma série de benefícios, como liberdade tarifária, um tempo maior para a exploração da ferrovia, e sem a reversabilidade dos bens.
Um projeto revolucionário, importante para o investidor e para o Brasil, que já está no Congresso para ser votado.”
Com essa declaração do ministro Tarcísio começamos a enxergar uma luz no fim desse túnel.
Vamos relembrar: a empresa Rumo Logística, que tinha a concessão da União para operar cargas na ferrovia Santos – Cajati, devolveu o ramal por falta de uso , e vai pagar uma indenização de quase R$ 300 milhões de reais.
Diante disso, fiz dois pedidos ao ministério da Infraestrutura: primeiro que esse dinheiro da quebra do contrato seja usado exclusivamente em investimentos para o Vale do Ribeira.
O segundo pedido é para que o Governo Federal contrate um estudo definitivo sobre o potencial daquela ferrovia. Existe ainda viabilidade naquele ramal? Quais seriam as opções de uso?
Misto, com cargas leves, passageiros e também turismo? Precisamos responder esses questionamentos e encerrar a questão.
Peço ao presidente Bolsonaro e ao ministro Tarcísio, que nos ajudem a apontar um caminho que evite que políticos mal intencionados usem a bandeira da volta da malha ferroviária, toda vez que uma eleição se aproxima.
Insisto nisso, pois acredito que o presidente está empenhado em trazer progresso ao Vale do Ribeira.
Sei que a região precisa muito de desenvolvimento e a defendo com muito orgulho e responsabilidade.