A construção do Aeroporto de Guarujá, na Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho, sempre foi uma das lendas urbanas da Baixada Santista. Ninguém acreditava que o aeroporto ia decolar um dia.
A população cansou de ver autoridades anunciarem o funcionamento da pista, e nada acontecia depois. Em 25 anos de jornalismo, perdi a conta de quantas matérias fiz sobre o assunto. Matérias que terminavam sem uma solução para o problema.
Por isso, fiquei imensamente feliz com a manchete estampada na capa do Jornal A Tribuna da última segunda-feira (02).
A matéria mostrou que as obras no aeroporto estão adiantadas e devem ser entregues em 2021.
A obra no aeroporto está sendo tocada pela Infraero, empresa federal responsável pela gestão dos principais aeródromos do Brasil.
Lendo a notícia, lembrei do início do meu mandato, há quase dois anos.
Foi quando consegui junto ao Ministério da Infraestrutura, a outorga para o funcionamento do aeroporto.
Nesta tarefa tive a companhia do prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB).
Na última terça-feira, (03) eu e o prefeito Suman, estivemos reunidos com o comando da Aeronáutica, em Brasília.
O objetivo da reunião foi alinhar os procedimentos e condutas para viabilizar o registro do aeroporto na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Na presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, chefe do Estado Maior da Aeronáutica, e de diretores da Secretaria de Aviação Civil, os técnicos da prefeitura de Guarujá apresentaram dados técnicos para regularização do cadastro na ANAC.
Informações referentes à emissão de licenças ambientais para operações de aviões de pequeno porte e certificação para voos regulares com aeronaves maiores (737-700, 737-800, A319 e A320).
O início do funcionamento do aeroporto está próximo. Segundo a Infraero, as obras serão entregues até o final de 2021.
Conversamos com executivos do setor e já existem empresas aéreas interessadas em operar linhas comerciais no Guarujá.
Segundo informações, linhas regulares para o interior do Estado de São Paulo, e capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
Seguimos confiantes, vendo o esforço e a parceria do Governo Federal para que essa luta de décadas seja vencida.
De modo que a lenda urbana do aeroporto que nunca decola, seja apagada definitivamente da memória da população!