Atendendo solicitação dos prefeitos da Baixada Santista e Litoral Sul, a deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), agendou uma audiência com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A reunião foi marcada para esta quarta-feira (11), às 18 horas, em Brasília.
Uma das pautas será a ampliação no repasse de recursos para a Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) para a região. Além da falta de vacinas, do programa Médicos pelo Brasil, que termina em 2021, e outras necessidades da saúde dos municípios.
Nesta terça-feira (10), a deputada se reuniu com a assessoria do ministério em uma “pré-audiência” com todas as demandas das 9 cidades. São 1 milhão e 760 mil pessoas na nossa região, dessas, 62% utilizam exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS).
Todos os prefeitos da região confirmaram presença junto com seus secretários de saúde. O deputado federal Herculano Passos (MDB/SP), líder da bancada paulista, e o presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Roberto Andrade e Silva (MDB), Betinho, também são esperados. Além de alguns deputados estaduais da região que manifestaram interesse em participar.
O prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), enviou ofício à deputada solicitando a ação e formalizando o pedido de agenda com o ministro.
Anteriormente, no Gabinete Itinerante da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Praia Grande, o prefeito anfitrião Alberto Mourão, pediu à deputada a intervenção junto ao ministro Mandetta.