Secretário da Pesca diz que inciativa da deputada é compatível com pretensões do Governo Federal para o TPPS
O secretário adjunto de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, João Crescêncio, informou que o projeto de envolver o Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) à Nova Ponta da Praia, idealizado pela deputada federal Rosana Valle, vai ao encontro do que o Governo Federal pretende para a área. A parlamentar manteve audiência nesta quinta-feira (7) no Ministério da Agricultura, responsável pelo TPPS.
Rosana Valle se propôs, na audiência, a complementar os custos projeto com destinação de emendas parlamentares.
O secretário foi claro: “Temos sim o interesse de dar uma melhor destinação para essa área, visto que gastamos R$ 2 milhões mensalmente para manter a estrutura atual do local", explicou Crescêncio. Atualmente o TPPS, que já foi modelo nacional, sofre com a falta de manutenção e registra um movimento muito inferior à sua capacidade. Poucas embarcações descarregam pescado para compradores, que antes contavam com gelo e maior estrutura.
Rosana Valle apresentou o projeto que propõe a reativação da fábrica de gelo, a implantação de uma escola técnica com um curso de manutenção de embarcações e motores náuticos e também um restaurante escola, para aproveitar os frutos do mar frescos desembarcados . "Os turistas poderão visitar o local em frente ao novo Centro de Convenções, onde vão degustar frutos do mar preparados pelos jovens e observar o desembarque dos pescadores, como acontece em vários países, aproveitando o grande potencial turístico".
O Secretário Adjunto explicou que estão sendo feitas tratativas com a Prefeitura de Santos e a Secretaria de Patrimônio da União para garantir o exigido para atender o setor pesqueiro. Crescêncio solicitou aos técnicos da Secretaria de Aquicultura e Pesca que forneçam à parlamentar um relatório da situação atual do terminal. Rosana pretende, com todos os dados, ter uma conversa específica com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobre a ajuda ao terminal.