Notícias

- 1 min para ler

Deputada Rosana Valle questiona presidente da Dersa em audiência pública, em Brasília

O presidente da Dersa, Milton Persoli, prestou esclarecimentos sobre os problemas que afetam as travessias de balsas e lanchas no estado de São Paulo, especialmente no sistema Santos-Guarujá, nesta terça-feira (25), em Brasília.

O pedido de audiência pública foi feito pela deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), que comandou a sessão na Comissão de Viação e Transportes (CVT). O presidente falou sobre o sucateamento da empresa e explicou a intenção do governo do estado em privatizar as travessias em todo o estado de São Paulo.

Também comentou o prejuízo que a Dersa enfrenta na execução dos serviços. Milton Persoli garantiu que a Dersa está empenhada em recuperar a frota e afirma que o serviço vai melhorar.

O Governo de São Paulo estuda uma Parceria Público Privada (PPP) para o setor. O presidente da Dersa afirmou que as embarcações estão envelhecidas e que atualmente só conseguem realizar manutenção nos equipamentos que quebram.

“Não há manutenção preventiva, 39% da frota está fora de operação. Existe uma defasagem da tarifa, além do grande número de gratuidades. Por essa razão, estamos insistindo no sistema licitatório a na PPP. Dessa forma, teremos grande melhoria do serviço e maior aporte tecnológico e financeiro”, explica Persoli.

Para a deputada, a situação é caótica, e chega a ser uma afronta, por vezes, operar com apenas uma embarcação.

“Represento a indignação dos usuários do sistema de travessias que não enxergam solução a curto prazo. Apesar de receber em dinheiro vivo todos os dias, a Dersa afirma que as travessias são deficitárias e que o Governo Estadual precisa dar um aporte financeiro de 60 milhões por ano”, questiona a deputada.

Os prefeitos de Santos e Guarujá foram convocados, porém mandaram representantes. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa foi representado por Júlio Eduardo, Secretário de Desenvolvimento Urbano. Já Valter Súman enviou o Diretor de Trânsito e Transportes, Alexandre Cabanas Vasquez.

O colegiado ouviu também o secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Júlio Eduardo, e o diretor de Trânsito e Transportes do Guarujá, Alexandre Vasquez. Eli Corrêa Filho (DEM/SP), presidente da CVT, foi o único deputado federal do estado de São Paulo a comparecer na audiência.

A deputada esteve nas travessias, conversando com os usuários e coletando mais informações de quem utiliza o serviço diariamente. A Dersa transporta em média, 25 mil veículos por dia, além de 14 mil passageiros na travessia de lanchas entre Vicente de Carvalho, em Guarujá, e Santos.

Posts recentes

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais

Somos os sacrificados!

Não sou contra a Reforma da Previdência Apenas não aceito...

Ler mais