A deputada federal Rosana Valle (PSB) enviou ofício e gravou um vídeo apelando ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, para que reveja sua decisão de incluir a Baixada Santista e o Vale do Ribeira na Zona Vermelha de Alerta Máximo da Quarentena, chamada também de Fase 1.
“A Baixada Santista e o Vale não se classificam, pelos critérios do próprio Governo do Estado, na condição de mesma gravidade do que a Cidade de São Paulo, que é o epicentro da pandemia no Estado e no País”, afirmou Rosana, lembrando que para a Baixada e o Vale do Ribeira estarem na Zona Vermelha teriam que ter 3 leitos por 100 mil habitantes.
“A Baixada tem 15 leitos por 100 mil habitantes. E ainda vamos receber mais leitos nos próximos dias. O Vale do Ribeira está com cerca de 60% dos seus leitos disponíveis ocupados, tendo, então, 40% leitos vagos, além dos novos que serão abertos”, informou com base nas manifestações dos prefeitos da região.
A deputada destacou que o Governo do Estado, ao manter esta decisão, a liberação gradual e consciente do comércio na região seria adiada para depois da segunda quinzena de junho. “A Baixada e o Vale do Ribeira pedem autonomia para fazer sua flexibilização, de forma responsável, conforme os planos já preparados”.
A parlamentar pede que o governador insira a Baixada e o Vale na Fase 2, de cor laranja, que permite abertura do comércio com restrições, e apela ao governador João Doria para que reveja sua decisão o mais rápido possível.