O curso técnico de Mecânica e Manutenção de Aeronaves da Etec Santos Dumont, em Guarujá, teve as aulas retomadas após quase um ano de paralisação. Nesta sexta-feira (7/02) a deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) participou da aula inaugural que contou com a presença de Genivaldo Lima.
"Tenho muita gratidão a Etec e aos professores que me transmitiram o conhecimento que mudou a minha vida. Quando o curso esteve sob ameaça, acionei a deputada Rosana Valle que fez de tudo para que ele voltasse neste momento. Agradeço a ela por essa atuação e desejo sucesso aos alunos", comenta o mecânico que hoje na trabalha na empresa Gol em Presidente Prudente.
O curso foi fechado em abril pelo não cumprimento de exigências curriculares na grade estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esta foi a semana inaugural das aulas para quatro turmas de 40 alunos.
Rosana tomou conhecimento da situação em agosto, por meio das redes sociais, quando alunos, ex-alunos e pais a procuraram para pedir ajuda. O problema afetou tanto alunos que iriam se formar em poucos meses, como outros que tinham acabado de ingressar no curso e em poucas semanas tiveram de parar.
A parlamentar manteve diversas audiências na Agência Nacional de Aviação, a ANAC, e também com o Centro Paula Sousa, responsável pelo curso e que teve problemas junto à agência.
“Nosso trabalho resultou em uma vistoria no curso pela ANAC e sua homologação, em outubro. É uma grande alegria saber que contribuí com essa luta pela volta do curso, e continuo trabalhando por Guarujá e toda região”, explica a deputada.
Nesta sexta-feira, a deputada foi conversar com os alunos e dar as boas vindas pelo retorno. Rosana ouviu palavras de agradecimento e se colocou a disposição.
A volta do curso marca um momento importante para a Baixada Santista, pois a região pode ganhar dois novos aeroportos - o de Guarujá, na Base Aérea, e o de cargas na Praia Grande, o Andaraguá.
“É um mercado de trabalho promissor. Inclusive, durante esses últimos meses, recebi diversas mensagens de pessoas que trabalham Brasil a fora e até no exterior por causa do curso”, finaliza a parlamentar.