Notícias

- 2 min para ler

Contribuição para a defesa animal

Agradeço a contribuição das pessoas da nossa região envolvidas com a causa animal, na reunião que promovi com a recém-criada Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal do Governo Federal. Trata-se de um setor novo que pode ajudar na luta pelos direitos dos animais em todo o Brasil.

Dou os parabéns aos que dedicaram seu tempo para sugerir políticas públicas e ações em prol dos animais no País. São pessoas que têm a consciência de que os brasileiros de todos os estados têm, sim, a necessidade de poder cuidar melhor dos seus pets e também dos animais abandonados.

Os que participaram, mostraram que não pensam apenas nos limites das suas cidades ou regiões, mas têm um olhar solidário para todo o Brasil. Ficou clara, na reunião, a necessidade de ações de Educação para a posse responsável; controle populacional;, atenção básica veterinária, entre outros programas.

Este novo setor é ligado à Secretaria Nacional de Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente, e terá a missão de implantar políticas públicas de Proteção e Defesa Animal. Os técnicos já promovem pesquisas em todos os estados brasileiros para avaliar os programas em andamento, de forma a contribuir e realizar novas ações.

O coordenador do setor, Bernardo Broetto, e o chefe de Gabinete da Secretaria de Biodiversidade, Douglas Rezende, comentaram que o Estado de São Paulo, sobretudo Santos e a Baixada Santista, são referência nacional no tema, fato já comprovado pelas pesquisas em andamento.

Assim, temos o prazer em contribuir com as boas práticas da nossa região e também pedir mais ações, como a formação de um cadastro único de cães e gatos em todo o País, que seriam identificados com microchips, que poderiam ser implantados nas campanhas de vacinação. A ideia da Leila Abreu, com vasta experiência na atividade, foi muito bem recebida.

O deputado estadual Caio França sugeriu a inclusão do tratamento dado aos animais na pontuação que classifica as cidades com os selos Verde/Azul, premiando aspectos ambientais. Também pedimos ajuda às entidades de resgate e acolhimento, que fazem um trabalho abnegado.

O vereador e militante da causa animal, Gustavo Palmieri, foi parabenizado pela criação, em São Vicente, da Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa), considerada um avanço na atenção veterinária.

Pedi a criação de um Protocolo Nacional, incluindo estas e outras políticas públicas, de forma a garantir assistência aos animais, principalmente das famílias carentes que não têm condições financeiras de oferecer, por exemplo, veterinários aos seus pets.

A Coordenação Nacional de Defesa e Proteção Animal agradeceu as contribuições da nossa região e defendeu a importância de uma campanha para a posse responsável, considerada medida de grande eficácia para reduzir os problemas que afetam os animais domésticos no País.

Posts recentes

Deputada federal quer que política de atenção às doenças raras seja permanente no Brasil

Medida em vigor via portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, pode ser derrubada a qualquer momento pelo governo federal; ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) auxiliou Rosana Valle (PL-SP) na elaboração do projeto de lei

Ler mais

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais