Ao longo de duas décadas reduzir gradualmente a circulação de carros movidos a combustíveis fósseis no Brasil. Essa é a proposta da deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) e do deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP), presidente da Comissão do Meio Ambiente no Congresso Nacional.
O projeto de lei foi criado para incentivar a produção e comercialização de carros elétricos no Brasil e proposta prevê tratamento tributário diferenciado para fabricantes desses veículos.
Os proprietários de veículos movidos à eletricidade teriam redução de 50% no valor do IPVA, 20% no DPVAT, e 50% de desconto no licenciamento anual.
Mais do que uma tendência mundial, os carros elétricos são uma necessidade. Eles não emitem poluentes, diminuem os custos de abastecimento e mudam nosso conceito em relação ao consumo de energia.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o comércio de carros elétricos no País representa apenas 0,05% do total de veículos vendidos. A previsão é que chegue a 0,4% em 2020, e passe para 2,5% em 2026, quando a expectativa é a de ter 100 mil elétricos nas ruas do Brasil.
No mundo, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a Noruega lidera o cenário com 23% da frota eletrificada. Em segundo lugar vem a Holanda com 10% e em terceiro lugar, a Suécia com 2%.