O presidente Jair Bolsonaro prometeu à deputada federal Rosana Valle (PSB), nesta sexta-feira (7/8), durante visita a São Vicente, que lutará para que os R$ 300 milhões que a empresa Rumo pagará em indenização ao Governo Federal, pela devolução sem uso do Ramal Ferroviário Cajati-Santos, sejam aplicados na Baixada Santista e Vale do Ribeira.
A deputada pediu ao presidente que o recurso, gerado na região, fique na Baixada e no Vale, se possível na retomada da ferrovia de 232 Km, que liga Cajati a São Vicente, uma vez que os trilhos situados em Santos já foram ocupados pelo Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT.
Rosana Vale pediu ao presidente que autorize a realização de um estudo de viabilidade técnica e econômica para o ramal, que pode ser retomado em uso misto, passageiros e cargas, no todo ou em trechos, de acordo com as possibilidades apontadas neste estudo.
A parlamentar ficou satisfeita com a posição do presidente. “Ele ficou animado com a possibilidade, inclusive, de viabilizar um transporte público barato, por trilhos, que beneficie o Litoral Sul e o Vale do Ribeira. Vamos aguardar os próximos passos”, disse a deputada, em visita à Ponte dos Barreiros, que recebeu recursos de R$ 58 milhões do Governo Federal, diretamente autorizados pelo presidente a seu pedido.