Em vídeoconferência marcada pela deputada federal Rosana Valle (PSB), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aceitou avaliar protocolo sanitário para decidir se autoriza a retomada de cruzeiros marítimos na costa brasileira.
Participaram da vídeoconferência representantes dos ministérios da Infraestrutura, Saúde e Turismo, além do presidente da Embratur, Gilson Machado, e executivos das agências de navegação e operadores do setor.
Também se manifestaram representantes dos conselhos de secretários de segurança dos estados da federação e dos municípios brasileiros.
O CEO da MSC Cruzeiros, Onorato Gianni, enumerou dezenas de providências já adotadas nos cruzeiros que voltaram a operar há um mês no Mar Meditarrâneo, e que serão adaptadas para a costa brasileira com o objetivo de garantir segurança aos passageiros, tripulantes e moradores das cidades visitadas.
O documento será enviado à Anvisa para avaliação, garantiu a gerente da agência, Karen Aquino Noffs, que lembrou da necessidade de muitos cuidados, com a ressalva de que, hoje, ainda não recomenda a retomada dos cruzeiros.
A deputada federal Rosana Valle marcou a reunião para que sejam dados os primeiros passos e estabelecidos protocolos que garantam segurança para a retomada dos cruzeiros marítimos. "O turismo sofreu muito com a pandemia, com a perda de milhares de empregos. Temos que preparar o setor para a retomada, sempre adotando todos os protocolos sanitários e com a aprovação das autoridades", disse a parlamentar.
Os participantes defenderam a busca de um consenso sobre o assunto. Também participaram representantes do setor turístico da região, empresários e autoridades sanitárias, mediadas pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni e Silva.