Notícias

- 2 min para ler

Traçado do túnel Santos/Guarujá pode impedir expansão futura do Aeroporto Metropolitano

A reunião na Comissão de Viação e Transportes, convocada pela deputada federal Rosana Valle (PL/SP), discutiu os procedimentos que estão sendo tomados para a conclusão do processo de homologação e o início efetivo das operações. 

Entre as explicações, chamou a atenção a afirmação do representante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar, Steven Meier, que alertou que o atual traçado do túnel Santos/Guarujá poderá impedir a expansão futura do aeroporto. “Destaco principalmente o momento em que o pessoal vai sair do túnel e tem que cruzar a área da própria base aérea para poder chegar na Rodovia Cônego Domênico Rangoni”, afirmou.

O Brigadeiro disse que hoje, do jeito que o projeto foi concebido, traria limitações  para a pista, pois se tornaria um obstáculo para a aproximação de uma das cabeceiras. “Nós conversamos com a Autoridade Portuária de Santos e a gente precisa trocar o traçado (acesso à Rodovia Cônego Domênico Rangoni) ou mergulhar esse traçado para que não gere nenhum obstáculo para a cabeceira, inclusive para permitir que futuramente esse aeroporto possa ser expandido”, concluiu. 

Participaram também da audiência Luiza Deusdará, Diretora de Investimentos da Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Portos e Aeroportos; Rafael Rocha, Gerente de Engenharia da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC; Thaís Margarido Alencar, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário, representando o Prefeito de Guarujá (SP); Raul de Souza, Diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). 

Os representantes de cada setor explicaram as providências que estão sendo tomadas para solucionar impasses burocráticos e técnicos para permitir a homologação do Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá. 

A deputada Rosana Valle, que acompanha o processo de implantação do aeroporto desde 2019, e enviou 14 mihões de reais em recursos que viabilizaram as obras e a entrega da pista, sugeriu que haja um diálogo mais próximo entre os responsáveis pela liberação do aeródromo. “Eu acredito que seja mais do que necessária uma comissão, que se reúna periodicamente, para alinhar os vários setores e agilizar a homologação e funcionamento do aeroporto. A audiência deixou claro, inclusive, a necessidade da participação do governo do Estado de São Paulo e da Autoridade Portuária, que estão liderando o projeto do túnel, que terá o traçado próximo ao aeroporto”, afirma a parlamentar.

No final da audiência, a deputada anunciou que vai solicitar a criação de uma Subcomissão reunindo os representantes das autarquias envolvidas no projeto. “A audiência foi muito importante porque mostrou, em detalhes, que ainda existem muitos entraves burocráticos e técnicos que precisam ser solucionados. Estarei à frente desta comissão para que juntos possamos trocar informações com mais agilidade, vencendo dessa forma os obstáculos que hoje impedem que o aeroporto decole”, concluiu.

Posts recentes

Rosana Valle participa de evento do PL com Bolsonaro para discutir as eleições de 2024

Deputada federal e presidente do Diretório do PL Mulher do...

Ler mais

Deputada propõe uso de lacres e de chips rastreáveis em bagagens despachadas em aeroportos

Projeto de lei de autoria da congressista do PL-SP prevê,...

Ler mais

Rosana Valle empossará responsáveis por diretórios femininos na Baixada em junho

A presidente do PL Mulher no estado de São Paulo,...

Ler mais