Notícias

- 1 min para ler

Segurança e recursos para nosso estuário

A nossa região tem um grande complexo estuarino, formado por braços de mar navegáveis, repletos de manguezais, mas também afetados pelo despejo de lixo, pelas atividades portuárias e pela ocupação de palafitas e demais moradias sem infraestrutura.

Estas áreas reúnem enormes riquezas ambientais e também problemas que desafiam diariamente as autoridades, inclusive as policiais Civil e Militar, que reclamam da fuga de marginais em embarcações por estes rios após praticarem assaltos.

Por isso, a pedido das autoridades policiais, destinei recursos para a compra de uma lancha blindada para a Polícia Militar.

Esta lancha, única da corporação no Estado de São Paulo, virá de emenda específica do meu mandato, no valor de R$ 1,5 milhão em recursos federais. A lancha vai ajudar a Polícia Militar a combater piratas e bandidos que fogem pelos braços de mar e manguezais.

Também pude ajudar com recursos da ordem de R$ 5,5 milhões, via emenda da bancada paulista dos deputados federias, para a compra de dois caminhões para o Corpo de Bombeiros, especializados no combate a incêndios industriais e de grande porte.

Os caminhões serão utilizados no Porto de Santos, ficando um na margem direita e outro na esquerda. Também poderão ser usados no polo de Cubatão e em demais ocorrências na nossa região.

A verdade é que precisamos sempre cada vez mais de recursos para minimizar os impactos da atividade portuária no nosso meio ambiente e também na nossa infraestrutura viária.

Por isso, apresentei o PL 623/2021, que estabelece a destinação de 25% (vinte e cinco por cento) do valor de outorga de arrendamentos terminais portuários e de concessões de instalações portuárias aos municípios que abrigam portos.

Assim, as cidades portuárias, como Santos, terão mais recursos para lidar com os danos à infraestrutura, estacionamento irregular de veículos rodoviários de carga, poluição ambiental, do ar e sonora, entre outros problemas.

Outro segmento que precisa de atenção são os caminhoneiros que atuam no porto. O presidente da SPA, Fernando Biral, me garantiu prioridade à demanda dos caminhoneiros para sanar um déficit histórico de atendimento adequado aos motoristas que trabalham no Porto de Santos.

Para tanto, busca interessados na implantação e operação de dois estacionamentos na Ponta da Praia, para uso preferencial de caminhoneiros autônomos e que transportam carga entre terminais portuários e retroportuários.

As duas áreas somam 11,5 mil metros quadrados, e foram liberadas graças à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que atendeu meus insistentes pedidos nesse sentido. Os caminhoneiros do Porto merecem respeito.

Posts recentes

Rosana Valle participa de evento do PL com Bolsonaro para discutir as eleições de 2024

Deputada federal e presidente do Diretório do PL Mulher do...

Ler mais

Deputada propõe uso de lacres e de chips rastreáveis em bagagens despachadas em aeroportos

Projeto de lei de autoria da congressista do PL-SP prevê,...

Ler mais

Rosana Valle empossará responsáveis por diretórios femininos na Baixada em junho

A presidente do PL Mulher no estado de São Paulo,...

Ler mais