
Rosana Valle (PL-SP), deputada federal e presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, e Sonaira Fernandes, vereadora da capital paulista, realizam neste sábado (23/8) o Ato pela Educação, Família e Cultura. Durante o encontro, especialistas do campo da Direita vão
tratar sobre políticas públicas, redes sociais, o alcance da mídia e a ideologia no Brasil. Com expectativa de receber 300 pessoas, o evento será abrigado no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista), das 13 às 17h.
Rosana e Sonaira reuniram um time de peso ligado à Direita para o encontro: o cineasta Josias Teófilo, diretor do filme “O Jardim das Aflições”, que conta a história de Olavo de Carvalho; o sócio da Galeria do Rock e presidente do Instituto Pró-Centro de São Paulo, Marcone Moraes; o professor Fernando Nader, especialista em Educação; e o presidente da Igreja Comunidade Cristã Vida Plena, pastor José Carlos Lima.
O vereador Dárcio Bracarense (PL), de Vitória-ES, também será um dos expositores do ato comandando pelas liberais paulistas. O parlamentar obteve a maior votação da capital capixaba nas eleições de 2024. Já o jornalista Jorge Serrão, reconhecidamente conservador, ficará à frente da condução do evento, que acontece a partir das 13h, com o apoio do Instituto Harpa Brasil.
Apesar de aberto ao público, as inscrições para o Ato pela Educação, Família e Cultura já se encerraram, sendo que todas as 300 vagas abertas para o encontro foram preenchidas em poucos dias. A grande procura, segundo Rosana, se dá pelo momento pelo qual vive o País, em meio à interferência jurídica em pautas políticas, escândalos no governo federal, instabilidade econômica e o risco de enfraquecimento das instituições, dos valores e da Democracia:
“Inclusive, na minha fala, no sábado, vou tratar da participação da mulher na Política e da importância da família como pilar da sociedade. Considero a promoção de debates como este de extrema relevância. Nossa nação precisa ter bases sólidas, e isso também passa pela Educação e pela Cultura”, aponta a deputada federal, que cumpre o segundo mandato no Congresso Nacional, em Brasília-DF.
Liderança forte no PL, Sonaira está em seu segundo mandato na Câmara paulistana. Venceu o primeiro pleito em 2020, com apoio direto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gestão do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), foi nomeada secretária de Estado de Políticas para a Mulher. Reeleita em 2024, retornou ao Legislativo da capital com representação de destaque junto aos evangélicos e aos conservadores:
“O Brasil tem se perdido em seus valores, mas estamos aqui para, juntas, eu e Rosana (Valle), sermos vozes na defesa do Brasil, ombreando com tantas outras pessoas que, assim como nós, estão preocupadas com o que anda acontecendo em nosso País. Vivemos, inclusive, uma espécie de Cristofobia - cristãos perseguidos simplesmente por conta da fé”, avalia Sonaira.
Homenagens
Dentro da programação, que se estende até às 17h, no sábado, na Câmara Municipal, personalidades definidas pelos palestrantes serão reconhecidas por suas contribuições na defesa da Educação de qualidade, dos valores cristãos e da Cultura.
Entre os homenageados estão a advogada Cristina Fernandes, presidente do Instituto Victor Gabriel; a professora Lucinete Ribeiro, vereadora de Iguape-SP; o economista Aderbal Bernardes, reitor do Centro Universitário Amparense (Unifia); e Rosana Almeida, professora e intérprete de Libras.