Notícias

- 3 min para ler

Resposta aos ataques ao trabalho da deputada federal Rosana Valle

Com relação à “nota oficial” assinada pelo Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam) e distribuída à Imprensa sobre reunião realizada entre representantes da categoria, o governador de São Paulo, membros da Prefeitura de Santos-SP e a deputada federal Rosana Valle (PL-SP), a parlamentar esclarece que:

Primeiramente, é de se lamentar o tratamento dado pelo sindicato em tela à deputada federal Rosana Valle (PL-SP) no texto encaminhado a jornalistas e que circula em grupos de WhatsApp desde domingo (3/9). E, não apenas por tratar-se de uma parlamentar de segundo mandato, uma das mais bem votadas da história da Baixada Santista e defensora dos interesses da região onde mora e que é seu reduto eleitoral. Não é razoável, afinal, se referir desta maneira a ninguém - seja uma autoridade ou não. 

Mulher, mãe, jornalista há mais de 25 anos, parlamentar reeleita, Rosana Valle nunca precisou “atravessar” quem fosse para poder trabalhar e lutar pelas demandas de Santos e adjacências. Desta forma, exige, pelo menos, respeito por parte do sindicato. Tal conduta, desprezível, para dizer o mínimo, não condiz com o que, em tese, deveria balizar um representante de classe: respeito aos poderes constituídos, valorização da aproximação com os entes municipal, estadual e federal, e trabalho constante pela abertura e o fortalecimento de diálogo. 

Outrossim, Rosana Valle foi eleita e reeleita para trabalhar pelo eleitor do estado de São Paulo. Faz parte de suas atribuições participar e intermediar reuniões, cobrar o Governo paulista quanto ações e soluções para o atendimento de demandas, e prestar contas ao eleitor, ao cidadão bandeirante. Portanto, quando marca presença numa reunião no Palácio dos Bandeirantes ao lado de outras autoridades e do governador, a deputada não faz para “faturar politicamente” - termo pejorativo usado pelos caminhoneiros na nota. Talvez, por falta de conhecimento, o sindicato erra, confundindo trabalho com politicagem - expediente geralmente utilizado por quem não tem resultados para compartilhar ou tenha interesses outros e divorciados do bem-estar da população. 

Chega até mesmo ser incompreensível a postura agressiva do sindicato com a deputada. No dia 30 de agosto, durante protestos e a paralisação da categoria, em Santos, o presidente do Sindicam, Luciano Santos, gravou um vídeo, solicitando o apoio da parlamentar e a oportunidade de a entidade apresentar sua pauta de reivindicações. Naquela oportunidade, a deputada não apenas atendeu ao pedido da diretoria do sindicato, como buscou uma reunião com o governador de São Paulo - ocasião em que foram conquistados recursos e melhorias para a região do Porto de Santos. 

Aliás, a parlamentar vem recebendo representantes do sindicato em seu escritório e Gabinete desde o seu primeiro mandato, que teve início em 2019. E não apenas isso: ao final do encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na 6ª feira (1º/9), os mesmos sindicalistas gravaram um vídeo com Rosana Valle, fazendo um balanço da reunião de trabalho. O conteúdo está disponível para conferência nas redes sociais da deputada e também foi distribuído à Imprensa no dia seguinte às tratativas.

Rosana Valle reitera que continuará trabalhando pelo povo santista e por todo o estado que representa legitimamente. Não vai se intimidar, nem se acovardar com palavras pouco gentis e posturas que chegam a discriminar e a desqualificar sua atuação como deputada federal. Este tipo de conduta só prova, infelizmente, que o sindicalismo e a Política no Brasil ainda precisam evoluir, e muito, em espaço e respeito ao outro.

Posts recentes

Rosana Valle participa de evento do PL com Bolsonaro para discutir as eleições de 2024

Deputada federal e presidente do Diretório do PL Mulher do...

Ler mais

Deputada propõe uso de lacres e de chips rastreáveis em bagagens despachadas em aeroportos

Projeto de lei de autoria da congressista do PL-SP prevê,...

Ler mais

Rosana Valle empossará responsáveis por diretórios femininos na Baixada em junho

A presidente do PL Mulher no estado de São Paulo,...

Ler mais