
Escolástica Rosa pode virar primeira escola de formação militar da Baixada Santista
A deputada federal Rosana Valle (PL-SP), que desde o primeiro mandato luta pela recuperação do prédio tombado do Escolástica Rosa de Santos, reuniu-se na manhã desta terça-feira (28/01) com o Secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, para tratar do futuro da instituição centenária.
A parlamentar levou o provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, para conversar com o secretário.
“A ideia é unir os interesses: um centro de ensino da Polícia Militar do estado de SP e a recuperação do patrimônio histórico, que foi deixado como herança à Santa Casa”, explica Rosana.
A deputada está trabalhando para que o prédio possa ser restaurado e utilizado para esse fim. A possibilidade é vista com entusiasmo também pelo provedor Ariovaldo Feliciano. O imóvel foi deixado em testamento à Santa Casa e e o doador e benemerente João Octávio incluiu uma clausula para que o instituto fosse mantido como local de ensino para assim, deixar um legado à cidade.
O conjunto arquitetônico do Escolástica Rosa é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). Atualmente, o prédio se encontra fechado e necessita de restauro.
Na reunião, ficou acertado que a deputada e o secretário irão ao Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na próxima semana para apresentar a proposta.
“A recuperação e restauração desse patrimônio, que faz parte da história da cidade e da memória santista, é um desejo de toda a população. Assim como o secretário que abraçou a ideia, tenho a convicção de que o governador não medirá esforços para encontrar alternativas para tornar possível esse projeto. Será um inestimável presente para a cidade”, finaliza a deputada.