
A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) visitou, nesta segunda-feira, 24/03, a Base Aérea de Santos, para acompanhar as próximas etapas para o funcionamento do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. As obras da pista já foram concluídas. A parlamentar foi recebida pelo Comandante da Base, Tenente-Coronel Aviador Thiago Fernandes Silva.
Com 1.390 metros de extensão, a pista da Base Aérea do Guarujá já supera em tamanho a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Atualmente, os trabalhos na cerca operacional e na pista de pouso e decolagem estão em andamento, enquanto o terminal de passageiros deve ter obras iniciadas em breve.
Rosana Valle tem acompanhado de perto o desenvolvimento deste projeto desde 2019. Em 2022, ela articulou, junto à bancada paulista, na Câmara dos Deputados, a destinação de 14,5 milhões de reais para a execução das obras. "Conseguimos os recursos junto à bancada para que toda essa obra fosse finalizada e agora vamos acompanhar a gestão para que a gente tenha, em breve, a pista funcionando para receber aeronaves de médio porte da aviação civil", afirmou a deputada.
O Comandante da Base Aérea de Santos explicou as próximas etapas junto à Agência Nacional de Aviação Civil. "Estamos aguardando gestões da prefeitura e Infraero junto à ANAC, para a homologação do Aeroporto do Guarujá que vai atender toda a região", afirma o comandante.
A transformação da Base Aérea de Santos em um aeroporto civil metropolitano, há tempos, é aguardada pela população da Baixada Santista. A implantação promete impulsionar a economia local, gerando empregos e renda, além de oferecer uma alternativa de transporte aéreo para a região. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de 2025.
Deputada se compromete a levar proposta de reativação da escola de mecânicos de aviões, do Guarujá, ao governo do estado
A deputada também luta pela reativação do Curso de Mecânicos de Aeronaves, da ETEC Santos Dumont, no Guarujá. Com a implantação do Aeroporto Metropolitano há a expectativa de aumento na contratação de profissionais da área de mecânica de aeronaves e, por isso, Rosana Valle já se comprometeu a levar esse pedido ao Governador do Estado, Tarcísio de Freitas.
“O retorno do curso é fundamental para a aviação na Baixada Santista, especialmente com a inauguração do Aeroporto do Guarujá. Por décadas, o curso foi referência, formando profissionais que hoje atuam no Brasil e até no exterior”, afirma a deputada.
Em 2019, quando Rosana assumiu o mandato, o curso estava fechado. Foi reaberto após um pedido da parlamentar, mas por falta de professores especializados foi suspenso novamente.
"Com o aeroporto em operação, haverá mais mecânicos na cidade, o que facilitará a contratação de instrutores. O aeroporto gera empregos e renda, enquanto a escola oferece oportunidades de qualificação e um futuro para nossos jovens", conclui.