Um projeto de macrodrenagem que combate o histórico problema das enchentes em São Vicente foi lembrado pela deputada federal Rosana Valle (PL) ao secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, em audiência que contou com a presença do prefeito Kayo Amado e do deputado estadual Tenente Coimbra (PL).
“Trata-se de um sonho antigo dos vicentinos este projeto, que prevê instalação de comportas, limpeza e recuperação nos 17 canais que cortam a Cidade de São Vicente. É claro que requer um enorme investimento. Mas podemos começar com os trechos mais problemáticos, onde as inundações mais castigam a população”, afirmou a deputada.
O prefeito Kayo Amado também pediu ajuda da deputada para a reativação de dois convênios com o Governo Federal, datados de 2009, que preveem a destinação de R$ 3 milhões em recursos federais justamente para projetos de drenagem. A deputada pediu a intervenção da Secretaria Nacional de Saneamento, que é subordinada ao Ministério das Cidades.
O secretário Pedro Maranhão ficou de retomar as tratativas destes convênios com a Prefeitura e estudar a viabilização do antigo projeto de macrodrenagem solicitado pela parlamentar.
“Este projeto amplo prevê um sistema de comportas modernas que, acionadas, podem conter o avanço do mar na Cidade nos dias de grandes ressacas, chuvas fortes e marés muito altas. Em alguns canais estas comportas já existiram, mas se tornaram obsoletas ou tiveram as peças furtadas. Precisamos retomar esta inciativa”, afirmou Rosana Valle.