
A deputada federal Rosana Valle (PL), se reuniu com o secretário de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, Rafael Benini, para discutir os avanços no projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. A obra é considerada essencial para melhorar a ligação entre a Baixada Santista e o Planalto, além de garantir a fluidez do crescente fluxo de veículos na região.
Durante o encontro, o secretário informou que os estudos preliminares já foram protocolados na Cetesb, dando início ao processo para obtenção da licença prévia. O cronograma prevê a elaboração do projeto executivo e a obtenção da licença de instalação ao longo de um ano.
Rosana Valle reforçou sua preocupação com os acessos e a capacidade de suporte da Baixada Santista para o aumento de fluxo previsto. “Sei que há um temor na região sobre os acessos. Precisamos que a Baixada Santista consiga suportar todo esse fluxo a mais”, destacou a deputada.
Nesse contexto, propôs intermediar diálogos entre os prefeitos de Guarujá, Farid Madi (PODE) e Cubatão, César Nascimento (PSD), para assegurar que o projeto contemple as ampliações de capacidade e as necessidades de infraestrutura da região.
Outro ponto discutido foi o acesso à Alemoa, que será um elemento estratégico para ampliar a capacidade do sistema rodoviário da região, absorvendo o aumento do fluxo e facilitando o transporte de cargas.
O secretário Benini projetou que as obras da terceira pista devem começar entre o final de 2026 e início de 2027, com conclusão prevista para 2031. “Esse é um marco de desenvolvimento que vai melhorar a logística da Baixada Santista, atendendo ao aumento significativo de veículos previsto”, reforçou a deputada Rosana Valle.
A parlamentar reafirmou que continuará acompanhando e intermediando o diálogo entre os governos estadual, municipal e os demais órgãos envolvidos para assegurar que o projeto atenda às necessidades da Baixada Santista e contribua para o desenvolvimento da região.