Notícias

- 2 min para ler

Deputada federal Rosana Valle (PL-SP) liderou a articulação política para tirar o projeto do papel

A pista do futuro Aeroporto Metropolitano do Guarujá, será entregue nesta segunda-feira, 14/04. Na ocasião também será anunciado o início das obras de construção do terminal de passageiros.

A conquista é um marco histórico para a região e a iniciativa é fruto de uma longa luta liderada pela deputada federal Rosana Valle (PL-SP), que desde o início de seu mandato tem trabalhado muito para viabilizar o aeroporto.

Logo na primeira semana como deputada, em 2019, Rosana procurou o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para tratar sobre o assunto e mostrar a importância da concretização desse projeto. Conseguiu a outorga para a utilização da área e iniciou os processos para destravar a burocracia, buscar recursos e abrir diálogos com as companhias aéreas e os ministérios responsáveis.

Mesmo enfrentando os desafios da pandemia e a resistência do governo estadual da época, Rosana conseguiu garantir, por meio de emendas parlamentares e articulação com a bancada paulista, mais de R$ 14 milhões para a construção da pista e o cercamento da área. O projeto também recebeu apoio recente do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com quem a deputada mantém diálogo constante para que o aeroporto esteja funcionando ainda em 2025.

“Este é um sonho antigo da nossa região. Vai movimentar a economia, gerar empregos e impulsionar o turismo. Vamos acompanhar passo a passo e estar nesse primeiro voo que vai pousar e decolar da pista do que se tornará o primeiro aeroporto metropolitano da Baixada Santista”, afirma Rosana.

Além de lutar pela implantação do aeroporto, a deputada também abraçou o pedido da população para homenagear um dos pioneiros da aviação na região. Ela apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei nº 4.286/2023, do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), propondo que o aeroporto leve o nome de Professor José Gonçalves dos Santos — suboficial da FAB e criador do curso de manutenção de aeronaves na Base Aérea de Santos.

O projeto original nomeava o aeródromo como "Aeroporto Metropolitano de Guarujá - Eduardo Sanovicz”, incentivador do turismo aéreo brasileiro e ex-presidente da EMBRATUR. A intenção da deputada é homenagear as duas personalidades: Professor José Gonçalves, nominando o aeroporto, e Eduardo Sanovicz, o Terminal de Passageiros.

A proposta de Rosana nasceu da mobilização de ex-alunos e moradores de Guarujá, que lançaram a campanha “Aeroporto Professor José Gonçalves dos Santos – Eu Apoio”. “Ele dedicou sua vida à formação de profissionais da aviação e deixou um legado inestimável para a nossa região. É mais do que justa essa homenagem”, finaliza a deputada.

Posts recentes

Rosana Valle participa de evento do PL com Bolsonaro para discutir as eleições de 2024

Deputada federal e presidente do Diretório do PL Mulher do...

Ler mais

Deputada propõe uso de lacres e de chips rastreáveis em bagagens despachadas em aeroportos

Projeto de lei de autoria da congressista do PL-SP prevê,...

Ler mais

Rosana Valle empossará responsáveis por diretórios femininos na Baixada em junho

A presidente do PL Mulher no estado de São Paulo,...

Ler mais