Notícias

- 1 min para ler

Deputada é relatora de projeto que cria programa de prevenção e tratamento da endometriose pelo SUS

Mais de 6 milhões de mulheres são afetadas pela endometriose no Brasil. É uma doença séria provocada pelo crescimento do endométrio, tecido que reveste o útero, em locais como ovários, bexiga e intestino, provocando graves sintomas e muitas dores.

Apesar do alto número de pacientes, a doença, que não tem cura, ainda tem diagnóstico difícil e muitas ainda sofrem pela falta de informação, de estrutura e acesso aos serviços de saúde, o que agrava a situação.

A endometriose é a principal causa de infertilidade feminina, sendo que 40% das mulheres que sofrem da doença têm infertilidade. Por conta dos sintomas, as pacientes têm pouca qualidade de vida, necessitam suspender inúmeras atividades e também se afastam do trabalho. Há também prejuízos na saúde mental, com problemas psicossociais e isolamento.

Como membro da Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara, a deputada federal Rosana Valle, será a relatora de um projeto nacional que cria o programa de prevenção e tratamento da endometriose pelo SUS. Ela irá apresentar um parecer à proposta, que considera de grande importância para o atendimento dessas mulheres. “O projeto traz o que é necessário para que essas pacientes possam receber um diagnóstico precoce e assim, ter uma orientação precisa sobre medicações, procedimentos e tipos de tratamento”.

A deputada ressalta também que além de garantir um tratamento digno, o PL assegura e promove os direitos dessas mulheres, para que possam ter condições de igualdade com as demais.

“Muitas das mulheres que sofrem com a doença ainda nem mesmo sabem que tem. Conheço mulheres que convivem com a endometriose e quero auxiliar nesta causa tão importante. É uma forma de garantir que essas pacientes tenham a oportunidade de um acompanhamento multidisciplinar para uma melhor qualidade de vida".

Posts recentes

Deputada federal quer que política de atenção às doenças raras seja permanente no Brasil

Medida em vigor via portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, pode ser derrubada a qualquer momento pelo governo federal; ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) auxiliou Rosana Valle (PL-SP) na elaboração do projeto de lei

Ler mais

Recuperação do Cais do Valongo, uma história de outros carnavais.

É Carnaval, mas tenho de me manifestar sobre a reportagem...

Ler mais

Em outubro de 2018, a jornalista Rosana Valle tinha 88.821 seguidores no Facebook.

Em outubro de 2018, às vésperas das eleições no Brasil...

Ler mais