Notícias

- 1 min para ler

Condesb mais democrático

Lutar vale a pena. Foi no dia 5 de outubro deste ano, uma terça-feira, que tive meu direito de fala censurado na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, o Condesb, justamente quando pretendia auxiliar os prefeitos a receber os recursos de repasses estaduais atrasados e também tornar este conselho mais democrático, garantindo, também, a participação dos vereadores e de outros segmentos da comunidade regional.

Na reunião seguinte, dia 26 de outubro, insisti e acabei falando rapidamente, uma vez que o presidente do Condesb me deu apenas dois minutos de tempo.

Reforcei que tinha razão, pois os repasses do Governo do Estado estavam mesmo atrasados; disse que faltam projetos de abrangência regional para que os deputados possam buscar recursos, tanto federais como estaduais, e que o Condesb precisava ser mais democrático.

Deixei claro, mais uma vez, naquele 26 de outubro, que os vereadores das nove cidades que formam a Região Metropolitana deveriam, sim, ter direito a participar das reuniões e das decisões do conselho.

Fiz estes pedidos por escrito, sempre com o objetivo de tornar o Condesb mais democrático, mais transparente e mais eficaz nas suas ações.

Agora, com a criação do Parlamento Regional da Baixada Santista, será inaugurada a participação dos legislativos municipais no Condesb.

O vereador Betinho Andrade, de Praia Grande, presidente da Uvesb, que reúne os 136 vereadores da Baixada, recém-empossado presidente do Parlamento, terá assento nas reuniões do Condesb.

O mandado no Parlamento Regional, criado pelo Estado para contribuir na interlocução com os conselhos de desenvolvimento, será de dois anos.

É um primeiro e importante passo. Falta agora garantir assento aos deputados estaduais e federais. Só assim, com mais participação e conversas francas e sem censura, o Condesb e a Agem, terão uma atuação mais efetiva.

É bom saber que brigamos pelo que é justo e nossas lutas surtem efeito. Com cobranças, polêmicas e também consenso, as reuniões do Condesb certamente serão mais produtivas, com resultados práticos para as nove cidades da Baixada Santista.

Posts recentes

Rosana Valle participa de evento do PL com Bolsonaro para discutir as eleições de 2024

Deputada federal e presidente do Diretório do PL Mulher do...

Ler mais

Deputada propõe uso de lacres e de chips rastreáveis em bagagens despachadas em aeroportos

Projeto de lei de autoria da congressista do PL-SP prevê,...

Ler mais

Rosana Valle empossará responsáveis por diretórios femininos na Baixada em junho

A presidente do PL Mulher no estado de São Paulo,...

Ler mais