Levantamento divulgado há poucas horas pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que a corrida eleitoral para a Prefeitura de Santos-SP confirma o bom desempenho e a liderança da deputada federal Rosana Valle (PL-SP). No cenário estimulado, a congressista abre 9,1 pontos de vantagem sobre o atual mandatário, Rogério Santos (Republicanos) - 36,1% a 27% -, e 16,3 pontos percentuais sobre a vereadora Telma de Souza (PT). Não sabem ou não responderam somam 6%. Já brancos e nulos, correspondem a 8,1%.
No cenário espontâneo, onde os eleitores apontam suas preferências de voto sem alternativa de resposta, Rosana também lidera a disputa com 7,6% das intenções. A deputada federal é seguida de Rogério Santos, que tem 7,1%, e do ex-prefeito e hoje deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), com 5,9%. Já Telma contabiliza 2,1%.
De acordo com Rosana, o levantamento do Paraná Pesquisas ratifica o desejo de mudança dos santistas:
“O PL tem um projeto para o desenvolvimento de Santos, o que envolve uma gestão eficiente, o enfrentamento a problemas crônicos e uma atenção especial para a Saúde, a Educação, a Segurança Pública e para o Social. Agradeço a confiança dos eleitores pela lembrança em meu nome. Este apoio é imprescindível para que possamos intensificar, ainda mais, o trabalho e nossas propostas em prol do santista”, argumenta a congressista.
Apoio
O Paraná Pesquisas também questionou os entrevistados sobre o impacto dos apoios dos pré-candidatos à Prefeitura de Santos. Um total de 51,2% afirmou que votaria na indicação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), enquanto 65,6% optaria pelo nome apoiado pelo governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).
Na corrida eleitoral de 2024, Rosana, que também é presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, conta com o aval de Bolsonaro, que já sinalizou, inclusive, que Tarcísio deve integrar o grupo político de apoio à direita em Santos:
“É uma honra poder contar com o apoio e a presença constante do ex-presidente Bolsonaro. Esperamos, sim, que o governador Tarcísio venha somar ao nosso projeto, para darmos continuidade à uma parceria que já vem dando certo. Como deputada federal, conseguimos com o Estado milhões em recursos para a Saúde, para a Infraestrutura e para o combate ao crime organizado”, reitera a bolsonarista.
Metodologia
O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, entre os dias 8 e 13 de março. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° SP-07755/2024.