A Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), do Governo do Estado de São Paulo, finalmente liberou as obras de preparação do Aeroporto Metropolitano de Guarujá para receber voos comerciais. Após a deputada federal Rosana Valle (PL) cobrar rapidez, a Cetesb concluiu as análises relacionadas à fauna e flora.
A passagem natural que já existia foi considerada suficiente para utilização da fauna, inclusive das capivaras que Cetesb avistou em recente vistoria no aeroporto, que já existe e opera há mais de 100 anos para fins militares.
Rosana Valle quer dar início logo às obras com os R$ 14,5 milhões de conquistou junto ao Governo Federal e com o apoio da bancada paulista dos deputados federais. “Não vejo a hora de começar logo estas obras e entregar o tão sonhado aeroporto. A região não aguenta mais esperar”, afirmou a deputada.
A Prefeitura de Guarujá informou que já recebeu documento da Cetesb dando o sinal verde e que pede a averbação de compromisso de preservação, na escritura, do terreno oferecido como contrapartida à supressão de flora necessária a operação da pista - ação simples e já em curso.
Em reunião nesta sexta (28/10) com a Prefeitura de Guarujá, Infraero e técnicos do setor, a deputada foi informada que até o final do mês receberá o orçamento dos serviços e assinará a autorização para o uso dos recursos conquistados.
Na sequência serão abertas as licitações para as obras. A expectativa é que no segundo semestre de 2023 comecem a operar os primeiros voos civis no Aeroporto Metropolitano de Guarujá, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Adalberto da Silva.